ABORDAGEM EDUCACIONAL
POR PRINCÍPIOS
A Abordagem Educacional por Princípios (AEP) é uma concepção de ensino e aprendizagem que parte do raciocínio sobre verdades bíblicas e identifica os fundamentos do conhecimento, conduzindo à reflexão de causa-efeito, visando produzir entendimento realizador e caráter cristão. Sua aplicação consistente contribui para formar erudição baseada numa cosmovisão cristã e líderes servidores aptos a cumprir o propósito de Deus com suas vocações.
(Definição Oficial da AECEP.)
"Pensando biblicamente da causa para o efeito em todas as áreas do conhecimento.
7 PRINCÍPIOS DE GOVERNO
A AEP teve origem nos Estados Unidos, a partir do ano de 1935, por meio de pesquisas realizadas por Rosalie Slater e Verna Hall. Chegou ao Brasil a partir de 1989, por meio dos brasileiros Cida Mattar, Roberto e Ana Beatriz Rinaldi.
Abordagem Educacional por Princípios (antes chamada de Educação por Princípios) compreende uma visão e práticas de ensino-aprendizagem reflexivas, que colocam a Verdade da Palavra de Deus no centro das disciplinas educacionais. Partindo do reconhecimento da soberania de Deus em todas as áreas da vida, conduz o estudante a raciocinar por meio de princípios e exame das relações de causa-efeito, para desenvolver uma cosmovisão Bíblica conforme se apropria do conhecimento.
Na AEP, os 7 Princípios servem para ordenar nossas decisões de forma consistente, treinando a mente desde quando pequenos para pensar governalmente em uma cosmovisão cristã bíblica.
"Princípios bíblicos são verdades que permeiam a Palavra de Deus, expressando Seu caráter e sua natureza, como preceitos gerais para se viver dentro da cosmovisão cristã. Os 7 Princípios Governamentais da AEP são pilares e abrangentes para as nossas realizações, norteando as instâncias de governo implicadas na vida e sociedade, para manifestar o Reino de Deus consistentemente”.
Baseados nas fontes da FACE (face.net) e Paul Jehle (tntchurch.net)
LIDERANÇA SERVIDORA | CARÁTER CRISTÃO | ERUDIÇÃO ACADÊMICA | COSMOVISÃO BÍBLICA
Educar por PRINCÍPIOS implica em:
-
Princípios bíblicos: que refletem o caráter de Deus em Sua Palavra (padrões consistentes);
Princípios presentes em todas as coisas criadas, revelando os padrões de pensamento do
Criador;
-
Princípios de governo: que traduzem a forma como os princípios bíblicos operam no
desenvolvimento de uma instituição ou nação;
-
Princípios de conhecimento: os quais são os rudimentos do
conhecimento, as razões primárias que levaram ao desenvolvimento
do tema (ensina a descobrir a causa primeira daquele conhecimento);
-
Princípios de vida: de educação e de governo: são inseparáveis,
segundo Jehle (2015).